Mais Que Vencedores

19/08/2012 15:33

31 - Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? 32 - Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas? 33 - Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. 34 - Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós. 35 - Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? 36 - Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia; Somos reputados como ovelhas para o matadouro. 37 - Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Romanos 8.31-37

Em meio a tudo que passamos: sofrimento, angústia, lutas, perdas, etc... Somos tentados a desistir da fé, da esperança que temos em Deus, porém, encontramos na Bíblia Sagrada, palavras que nos dão animo para continuarmos.

Paulo, no texto acima nos ensina algumas lições para resistirmos em todo tempo e a permanecermos no primeiro amor.

1°- SE VOCÊ ESTÁ COM DEUS NÃO DEVE TEMER MAIS NADA. V. 31
Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

'E ele disse: Não temas; porque mais são os que estão conosco do que os que estão com eles.' II Reis 6:16

'Esforçai-vos, e tende bom ânimo; não temais, nem vos espanteis, por causa do rei da Assíria, nem por causa de toda a multidão que está com ele, porque há um maior conosco do que com ele.' II Crônicas 32:7

2ª- DEUS JÁ PROVA DE QUE NOS AMA E SE PREOCUPA CONOSCO. V. 32
Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

'Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.' João 3:16

'Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.' Romanos 5:8

3º- SE DEUS JÁ NOS ESCOLHEU, SE SOMOS DELE, QUEM NOS CONDENARÁ? VV. 33,34
Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica.

Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

'8 - Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? Compareçamos juntamente; quem é meu adversário? Chegue-se para mim. Eis que o Senhor DEUS me ajuda; quem há que me condene?' Isaías 50:8-9a

'1 - PORTANTO, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.' Romanos 8:1a

4º- SE VOCÊ ESTÁ REALMENTE EM CRISTO, SE VOCÊ O AMA, O QUÊ PODERÁ TE SEPARAR DELE? Vv. 35
Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

SERÁ A TRIBULAÇÃO?
'Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.' João 16:33

'Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;' II Corintios 4:17

'Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isto fomos ordenados,' I Tessalonicenses 3:3

SERÁ A ANGÚSTIA?
'DEUS é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.' Salmos 46:1

'E invoca-me no dia da angústia; eu te livrarei, e tu me glorificarás.' Salmos 50:15

'Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.' Provérbios 24:10

SERÁ A PERSEGUIÇÃO?
'Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.' Mateus 5:11-12

'O que foi semeado em pedregais é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; Mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e, chegada a angústia e a perseguição, por causa da palavra, logo se ofende...' Mateus 13:20-21

SERÁ A FOME?
'Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação.' Habacuque 3:17-18

SERÁ A FALTA DO QUE VESTIR (NUDÊZ)?
'Então Jó se levantou, e rasgou o seu manto, e rapou a sua cabeça, e se lançou em terra, e adorou. E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.' Jó 1:20-21

SERÁ O PERIGO?
'Por que estamos nós também a toda a hora em perigo?' I Corintios 15:30


'Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos...' II Corintios 11:26

SERÁ A ESPADA, (VIOLÊNCIA OU MORTE)?
'O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei? Ainda que um exército me cercasse, o meu coração não temeria; ainda que a guerra se levantasse contra mim, nisto confiaria.'  Salmos 27:1,3

'E assim com confiança ousemos dizer: O SENHOR é o meu ajudador, e não temerei O que me possa fazer o homem.' Hebreus 13:6

5º-POR QUÊ SOMOS MAIS QUE VENCEDORES? V.37
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Mais que vencedores (gr. Hupernikõmen) literalmente: SUPER-VENCEDORES.

PORQUE A NÓS SERÃO CONCEDIDAS TODAS ESSAS VITÓRIAS:
1-Comer do maná celestial e receber um novo nome.
2-Vestir vestes brancas e ter o nome escrito no livro da vida.
3-Assentar-se com Jesus no seu trono.
4-Ser herdeiro de todas as coisas do reino.

1- Comer do maná celestial e receber um novo nome.
'Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.' Apocalipse 2:17

2- Vestir vestes brancas e ter o nome escrito no livro da vida.
'O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.' Apocalipse 3:5

3- Assentar-se com Jesus no seu trono.
'Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.' Apocalipse 3:21

4- herdar todas as coisas do Seu reino.
'Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.' Apocalipse 21:7

Que Deus vos abençoe e vos ajude a tomar sábias decisões

|  Autor: Pr. Roberto Basílio  |  Divulgação: estudosgospel.com.br |