Cadê a democracia?

15/05/2011 14:59

 “SE O TEMA TE SERVIR, GUARDE-O, SE NÃO SERVIR, NÃO GUARDE-O. SE VOCÊ ACHA QUE O TEMA É PARA ALGUÉM, DIVULGUE-O, OU SE O TEMA É PRA SER DISCUTIDO, COMENTE, NEM QUE SEJE PRA DIZER: É VERDADE ALEXANDRE”.

A democracia é a MAIOR CONQUISTA do homem enquanto cidadão deste mundo e é também o modelo pregado e ensinado nas Escrituras Sagradas. Uma democracia direta é qualquer forma de organização na qual todos os cidadãos podem participar diretamente no processo de tomada de decisões. Democracia vem da palavra grega “DEMOS” que significa povo. Nas democracias, é o povo quem detém o poder soberano sobre o poder legislativo e o executivo. Embora existam pequenas diferenças nas várias democracias, certos princípios e práticas distinguem o governo democrático de outras formas de governo.

Democracia é o governo no qual o poder e a responsabilidade cívica são exercidos por todos os cidadãos, diretamente ou através dos seus representantes livremente eleitos. Democracia é um conjunto de princípios e práticas “QUE PROTEGEM A LIBERDADE HUMANA”; é a institucionalização da liberdade. A democracia baseia-se nos princípios do governo da maioria associados aos direitos individuais e das minorias. Todas as democracias, embora respeitem a vontade da maioria, protegem escrupulosamente os direitos fundamentais dos indivíduos e das minorias. As democracias protegem de governos centrais muito poderosos e fazem a descentralização do governo a nível regional e local, entendendo que o governo local deve ser tão acessível e receptivo às pessoas quanto possível. As democracias entendem que uma das suas principais funções é proteger direitos humanos fundamentais como a liberdade de expressão e de religião; o direito a proteção legal igual; e a oportunidade de organizar e participar plenamente na vida política, econômica e cultural da sociedade. As democracias conduzem regularmente eleições livres e justas, abertas a todos os cidadãos. As eleições numa democracia não podem ser fachadas atrás das quais se escondem ditadores ou um partido único, mas verdadeiras competições pelo apoio do povo. A democracia sujeita os governos ao Estado de Direito e assegura que todos os cidadãos recebam a mesma proteção legal e que os seus direitos sejam protegidos pelo sistema judiciário. As democracias são diversificadas, refletindo a vida política, social e cultural de cada país. As democracias baseiam-se em princípios fundamentais e não em práticas uniformes.

Os cidadãos, numa democracia, não têm apenas direitos, têm o dever de participar no sistema político que, por seu lado, protege os seus direitos e as suas liberdades. As sociedades democráticas estão empenhadas nos valores da tolerância, da cooperação e do compromisso. As democracias reconhecem que chegar a um consenso requer compromisso e que isto nem sempre é realizável. Nas palavras de Mahatma Gandhi, “A INTOLERÂNCIA É EM SI UMA FORMA DE VIOLÊNCIA E UM OBSTÁCULO AO DESENVOLVIMENTO DO VERDADEIRO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO”.
Porque estou relatando isto? Tenho acompanhado este Blog e feito alguns comentários sobre os temas apresentados. Entendo que quem vende seu produto deve saber que haverá questionamentos quanto a origem, a qualidade, a validade e a aplicação do mesmo, isto sem contar que a originalidade não pode ser esquecida, principalmente diante do quadro de falsificação que se instalou no mercado hoje. Isto vale para qualquer produto, inclusive a religião, onde a pirataria encontrou espaço para a colocação de seus produtos. O problema é que tem “DITADOR” aqui tentando me calar, violando o princípio democrático do contraditório e da “LIVRE MANIFESTAÇÃO DE PENSAMENTO”. Outra coisa é que quem o faz se diz “EVANGÉLICO”. E ai eu pergunto que regime administrativo é adotado na igreja desta gente? Não precisa responder, eu já sei… O Pastor desta galera deve carregar na alma e no coração resquícios dos anos 60!!! O incrível é que sequer fazem a sua DEFESA diante do que tenho enviado, prefere apenas tentar cercear o que escrevo a mostrar “COM SABEDORIA” e “INTELIGÊNCIA” que o seu material ou o seu produto não apresenta sinais de falsificação. É lamentável, mas isto tem sido a prática de todos os blogs ligados ao “MUNDÃO GOSPEL” e parece, pela forma como agem, que a verdade não interessa, a crítica não faz parte de seus costumes e a democracia não é algo que os atraí.

A religião que se declara cristã deveria ser MODELO no exercício e nas práticas democrática e a censura deveria ser banida de sua conduta, no entanto o que se vê é que censurar é mais cômodo e mais seguro do que contraditar, e ao que parece é tudo por falta de segurança naquilo que pregam como Evangelho. Para mim, há sinais claros de pirataria nas práticas destas pessoas e não consigo enxergar qualquer relação do que fazem com os ensinos de Jesus ou de seus discípulos. Os comentários e colocações afrontam os conceitos estabelecidos na Bíblia para o exercício da fé cristã e com isto ela tem desmoralizado o Evangelho posto que o mesmo tem servido de chacotas e piadas na sociedade.
Alguém que censure um comentário sem estar fundamentado exclusivamente nas Escrituras não merece credibilidade, não parece ser alguém equilibrado e muito menos responsável. Afinal, se você de fato quer pregar o Evangelho, o principal requisito é ter preparo espiritual e conhecimento profundo das Escrituras, a segunda coisa é ter compromisso com a VERDADE e suas conseqüências e isto me parece estar faltando a alguns aqui. A censura “NÃO” é uma prática comum dentro das igrejas “PENTECOSTAIS”. Alguém que não sabe lidar com a democracia também não está preparada para pregar o Evangelho, isto porque se ele censura é porque não tem conhecimento sustentável daquilo que prega.

Como cristão há mais de 50 anos e conhecendo com profundidade as Escrituras sei definir o que é cristianismo e o que é pirataria religiosa e o faço com absoluta segurança, não que eu seja um doutor, mas é que interpreto a Bíblia como um todo e não por partes isoladas. Faço isto pensando no sacrifício da cruz e o que ele significa para a história do cristianismo e não buscando os meus interesses como acontece com a galera aqui.

A DEMOCRACIA É O MAIOR SINAL DE INTELIGÊNCIA NA VIDA DE UMA PESSOA. LIDAR COM AS DIFERENÇAS SEM CENSURAR É O SINAL MAIS EVIDENTE DE EQUILÍBRIO E DE MATURIDADE.
Êta mundão gospel!!! Misericórdia!!!

Carlos Roberto Martins de Souza