A importância da célula familiar na Sociedade.

13/06/2011 13:35

A família, como uma das mais antigas instituições, ainda desperta interesse de estudiosos de uma multidisciplinaridade de ciências tentando explica-la sob a ótica da sociedade, contudo, se faz necessário também, analisar a sociedade sob a ótica da família e tentar compreender se esta influencia ou é influenciada por aquela.

A célula familiar é um especialista genérico. O que isso quer dizer? É que a família é o remédio para um sem números de diagnósticos, desde uma doença psicossomática a uma crise de segurança enfrentada pelos governos. Observa-se que a influência de uma família saudável é responsável pela diminuição de delitos provocados por jovens, bem como pela diminuição da incidência de doenças sócio afetivas nos adultos.
 
A Sociedade é retratada na estrutura da célula familiar, como se esta fosse uma miniaturização daquela, assim como a sociedade é a maximização das famílias, isto é, tal qual o corpo humano, a composição final da totalidade da sociedade é o resultado da soma sistêmica de inúmeras células familiares. Diante disto podem-se ler famílias através da sociedade, todavia, o inverso não é verdadeiro, pois a individualidade das famílias dentro da sociedade é tal qual o individuo dentro das famílias, nem sempre o indivíduo retrata fielmente a família da qual participa, haja vista a característica familiar externar o somatório das atitudes e caráter mais marcantes sobrepostas da maioria dos seus membros.
 
É inegável a influência reciproca entre sociedade e família, não obstante entendermos não ser absoluta esta influência, pois a célula familiar não é o produto de uma sociedade, apesar de não se poder negar a influencia marcante e às vezes irresistível da sociedade sobre a família, assim como não podemos afirmar que em uma sociedade moralmente e socialmente doentia seja composta na sua totalidade por famílias enfermas.
 
Assim como a sociedade é suscetível a mudanças, da mesma forma a família. Contudo, resta-nos saber qual delas sobrepõe a sua influência, pois tal qual a família que se espelha na sociedade na qual está inserida, a sociedade recebe e modifica-se pela atuação do raio de ação da família.
 
A célula familiar não tem um fim em si mesmo, mas a sua responsabilidade extrapola os limites da família como um ato altruísta para com os demais indivíduos que compõe a sociedade, externando sua real importância na construção de indivíduos e instituições, elementos imprescindíveis de uma sociedade equilibrada. 
 
A construção de indivíduos saudáveis, intelectual, moral, social e espiritualmente, por famílias de iguais características, por certo é um importante passo para que esse indivíduo seja um instrumento inovador e portador de ideias saudáveis na transformação da sociedade e consequente influência desta na construção de outras famílias.
 
É imperioso, portanto, que a família se mantenha incólume às influências maléficas de uma sociedade moralmente doente, de modo que possa então exercer uma saudável influencia nos cidadãos que compõem a sociedade.
 
Diacono Ednilson Cardoso
Igreja Assembléia de Deus Santarém - Pará