Maquiagem Pele Negra

02/05/2011 23:13

PESSOAS DE PELE MORENA, MULATA OU NEGRA .

O QUE USAR ?

Existe uma variedade de tons de maquiagens para pessoas de pele morena, mulata ou negra e que você vai conferir aqui as dicas e o passo-a-passo.

CORRETIVOS

Corretivos

A primeira coisa é aplicar o corretivo nas olheiras e manchas. As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele. Para esconder, você deve usar um corretivo um tom mais claro que a sua pele e depois uniformizar a área com o seu pó ou base.

Dica: Evite usar corretivos de tons brancos. O ideal é usar um corretivo bege escuro, tostado.

BASE E PÓ

Base e pó

Verificar antes se o tom da pele do rosto é diferente da do colo. Elas devem ser igualadas. Se o seu rosto for mais claro que o colo, a base deve ser mais escura.

É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases bege ou muito claros. Mas se você quiser uma maquiagem muito leve mesmo, pode usar um pó amarelo bem transparente, mas nunca bege.

TIPO DE PELE

Se a sua pele é seca, é melhor usar pouco pó porque ele resseca. Ou então faça uma aplicação de hidratante antes se for muita seca e depois o mínimo de pó.

Mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Usar apenas pó pode ser uma alternativa ou base oil -free (sem óleo).

Dica: Aplique base ou pó a partir do centro do rosto em direção às extremidades. Se quiser, você pode passar um pouco desses produtos no pescoço ou colo.

SOBRANCELHAS

Sobrancelhas

Se a sua sobrancelha tem falhas, o mais seguro é usar lápis preto para corrigir. Tente não usar cinza, marrom ou castanho porque não dão definição. Para que o risco preto não fique muito forte, você pode esfumaçar o produto na raiz dos pelos ou usar uma sombra preta ao invés de lápis.

PÁLPEBRAS

CORES

Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.

Pálpebras Cores

O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta.

Cuidado com essas cores - Cinza não deve ser usado porque não destaca, melhor usar prata no lugar. Azul é uma cor complicada de usar. Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta. Rosa pink tem uma intensidade violenta e a maquiagem pode ficar sem estilo.

DELINEADORES, RÍMEL E LÁPIS

Delineadores, rímel e lápis

Use e abuse de delineadores. Use um delineador de traço fino em cima e esfumação na parte de baixo, pois realça a beleza dos olhos. Você pode usar durante o dia com uma sombra mais cintilante e à noite, com sombras mais chamativas. Rímel preto e um curvex realça mais os cílios.

Dica 1: Se você for usar lápis preto ao invés de delineador, esfumace o traço para não ficar um risco grosseiro.

Dica 2: Se a sombra não for pigmentada, não adianta colocar camadas e mais camadas para a cor aparecer, ou você corre o risco de borrar a maquiagem.

BLUSH

Blush

É complicado achar um tom de blush que se destaque sem estragar o visual.

Cores: Para marcar a maça do rosto, você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota.

Cuidado com essas cores - Evite tonalidades como pêssego, salmão ou muito alaranjado.

BOCA

A primeira providência é delinear a boca com um lápis marrom mais escuro que o tom de sua pele. Em em peles morenas e negras a cor dos lábios se confunde com a da pele. O batom deve cobrir a marca feita pelo lápis.

CORES

Boca

São as mesmas indicadas para as sombras: dourados, ameixa, vermelhos. Evite tons frios como prata, branco. Se quiser, os prateados podem ser usados no centro do lábio inferior para dar volume à boca.

BATOM OU GLOSS?

Os dois funcionam muito bem. O batom deixa a boca mais definida, o gloss deixa a boca sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima.

Fonte: tudodemaquiagem.blogspot.com

MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA

GUIA PRÁTICO DA BELEZA NEGRA

Finalmente o mercado de cosméticos acordou e a cada semana aparecem novos produtos de beleza para negras. Mas o que fazer com todos eles? Preparamos um guia de cuidados para pele, cabelos e maquiagem para realçar ainda mais a sua beleza

MAQUIAGEM

"As tonalidades de pele morena e negra são muito mais variadas do que se pensa. O negócio é mesmo pesquisar, testar todas as cores nas costas das mãos para ver como fica, até encontrar os produtos adequados para você", aconselha Fernando. Nada de comprar maquiagem sem ver o produto, meninas!

CORRETIVOS

A primeira coisa a se fazer na hora de maquiar é aplicar o corretivo nas olheiras e manchas. "As mulheres de pele morena ou negra tendem a ter olheiras mais escuras que o tom de pele, o que é complicado esconder", comentou Fernando.

Para esconder, você deve usar um corretivo um tom mais claro que a sua pele e depois uniformizar a área com o seu pó ou base.

Dica: Evite usar corretivos de tons brancos. "Um corretivo bege escuro, tostado é o ideal", disse Fernando.

BASE E PÓ

TOM DA PELE

"A primeira coisa que você deve reparar é se o tom de pele do rosto é diferente da do colo. Elas devem ser igualadas, ou fica um resultado estranho". Se o seu rosto for mais claro que o colo, a base deve ser mais escura.

É importante também constatar se o tom da pele tende mais ao vermelho ou ao amarelo, para que a base escolhida siga essa mesma coloração. Fuja de pós e bases bege ou muito claros. "Se você quiser uma maquiagem muito leve mesmo, pode usar um pó amarelo bem transparente, mas nunca bege!", alertou o maquiador.

TIPO DE PELE

Se a sua pele é seca, é melhor usar pouco pó porque ele resseca. "Para aplicar maquiagem numa pele seca você pode passar um hidratante ou a base e depois um mínimo de pó", explicou Fernando.

Mulheres com pele oleosa devem evitar produtos cremosos, como base em bastão. Fernando recomenda usar um sabonete antioleosidade antes de passar a base. Usar apenas pó pode ser uma alternativa. "Existem marcas que fabricam base sem óleo, vale à pena pesquisar para encontrar uma delas".

Dica: Aplique base ou pó a partir do centro do rosto em direção às extremidades. Se quiser, você pode passar um pouco desses produtos no pescoço ou colo.

SOBRANCELHAS

Se a sua sobrancelha tem falhas, o mais seguro é usar lápis preto para corrigir. "Evite usar cinza, marrom ou castanho porque não dão definição. Para que o risco preto não fique muito forte, você pode esfumaçar o produto na raiz dos pelos ou usar uma sombra preta ao invés de lápis", disse Fernando.

PÁLPEBRAS

CORES AMIGAS

Quem não gosta de arriscar pode usar os tradicionais dourado-bronze-cobre para colorir as pálpebras, mas as alternativas não ficam por aí. "Qualquer cor que seja cintilante, que tenha o efeito de iluminar os olhos cai muito bem na pele negra", disse Fernando. Tons pastéis cintilantes ficam muito bem, principalmente se combinados com um delineador preto.

"O lilás, que é uma cor fria, e o ameixa, que é uma cor quente, ficam ótimos em peles morenas e negras. Verdes próximos ao oliva também. Dá até para arriscar um amarelo com pigmentação, ou seja, aquela sombra que você vê claramente quando experimenta"

CUIDADO COM ESSAS CORES

Cinza não deve ser usado porque não destaca, "melhor usar prata no lugar", disse o maquiador. Azul é uma cor complicada de usar. Se a sua pele é muito escura, ao invés de usar uma sombra marrom para escurecer, use a preta. Rosa pink tem uma intensidade violenta e a maquiagem pode ficar cafona.

DELINEADORES, RÍMEL E LÁPIS

Use e abuse de delineadores, recomenda Fernando: "Usar um delineador de traço fino em cima e esfumação na parte de baixo é ótimo para realçar a beleza dos olhos. Você pode usar durante o dia com uma sombra mais cintilante e à noite, com sombras mais chamativas. Rímel preto é obrigatório e um curvex realça mais os cílios".

Dica 1: Se você for usar lápis preto ao invés de delineador, esfumace o traço para não ficar um risco grosseiro.

Dica 2: Se a sombra não for pigmentada, não adianta colocar camadas e mais camadas para a cor aparecer, ou você corre o risco de borrar a maquiagem.

BLUSH

É complicado achar um tom de blush que se destaque sem estragar o visual. Uma dica de Fernando na área do blush.

CORES AMIGAS

Para marcar o pomo você deve usar blush marrom escuro, marrom café. Se você quer dar um tom de saúde, use rosa queimado ou terracota.

CUIDADO COM ESSAS CORES

Evite tonalidades como pêssego, salmão ou alaranjado.

BOCA

A primeira providência é delinear a boca com um lápis marrom mais escuro que o tom de sua pele. "Muitas vezes em peles morenas e negras a cor dos lábios se confunde com a da pele", disse o maquiador. O batom deve cobrir a marca feita pelo lápis.

CORES

São as mesmas indicadas para as sombras: dourados, ameixa, vermelhos. Evite tons frios como prata, branco. Se quiser, os prateados podem ser usados no centro do lábio inferior para dar volume à boca.

BATOM OU GLOSS?

Os dois funcionam muito bem. "Depende do efeito que se está procurando. O batom deixa a boca mais definida, o gloss a deixa mais sensual. Você pode brincar misturando batom e gloss para obter diferentes tonalidades, por exemplo, usar um batom escuro embaixo e um gloss claro por cima", indicou Fernando.

NÉCESSAIRE BÁSICA

Pó compacto Base Delineador preto Lápis preto Rímel preto Quarteto de sombras com tons claros e escuros Lápis de boca marrom escuro Blush Batom e gloss (para variar de acordo com o programa) Esponja para remover excesso de maquiagem Pente de sobrancelha (pode ser uma escova de dente) Pinça Aplicador de sombra (pode ser um cotonete)

A EXPRESSÃO DA BELEZA NEGRA

A mulher de pele escura pode brincar à vontade com as cores quentes e abusar de tudo que naturalmente reluz, como o cobre e o dourado.

OLHAR FATAL

Tire proveito dos tons escuros, do cinza ao preto, nesta estação. Essas cores darão mais profundidade e realce ao seu olhar.

IMPACTO

Nos lábios, não abra mão das cores intensas, como o vermelho e o vinho, para ganhar uma sensualidade extra e ficar irresistivel!

DISCRIÇÃO E BRILHO NA MEDIDA

Se você quiser lábios mais discretos, opte por um efeito opaco. Mas, quando a ocosião pede brilho, aplique um gloss incolor sobre o batom. Sua boco vai causar uma sensacão.

CONTRASTE PRECIOSO

Não deixe de ousar com cobre e ouro nos olhos e mesmo na boca, já que essas cores provocam um contraste simplesmente precioso com a pele escura. Faça o mesmo no vestuário e esquente este inverno.

ACERTE NO TOM

Na face, a maquiagem mais acertada é a que vai do bege-escuro ao marrom, conferindo ao rosto um visual natural que, no entanto, jamais vai passar despercebido.

COR NATURAL

As áreas em volta da boca e do queixo, embaixo dos olhos e próximas da raiz dos cabelos costumam ser mais escuras que o restante do rosto. Procure manter seus tons naturais na hora de aplicar a base, mesmo que seja preciso lançar mão de até três cores diferentes do produto.

FAÇA O TESTE

Não deixe de testar o corretivo, a base e o blush antes de aplicá-los para verificar a adaptação da cor dos produtos ao tom de sua pele.

Fonte: www.maisquebeleza.kit.net

MAQUIAGEM PARA PELE NEGRA

As mulheres negras e morenas têm sido alvo de novos olhares. Os observadores em questão são a indústria e o mercado de cosméticos

Nos últimos anos, novos produtos foram lançados, voltados para as diferentes características de cada tipo de pele. “Hoje em dia há uma série de tons para se maquiar uma mulher negra”, conta o maquiador Alê de Souza.

“Antigamente havia um problema grande com maquiagens para pele negra. Quando se usava base e pó, a pele ficava cinzenta, ou até muito preta. Os produtos não eram adequados para esse tipo de pele”, continuou o profissional.

Segundo dados do IBGE, os negros e pardos no Brasil representam 45% da população, aproximadamente, tornando-se um ótimo mercado para as empresas do setor.

“A preocupação com esse mercado é de três, quatro anos para cá. Eles perceberam que precisavam olhar para esse público”.

“Não conseguíamos atender esse tipo de pele, mas entraram no mercado uma base chamada Cannelle, mais escura, e também um pó compacto, Café, para pele negra. Entraram justamente pela chamada do público”, explica Meire Perrone, vendedora técnica da Payot, com referência aos últimos lançamentos de sua empresa.

A procura também é sentida pela Lancôme. “Temos muitas consumidoras de origem afro, procurando ter o glamour e as cores damaquiagem”, conta Priscila Monteiro, relações públicas da empresa.

Mesmo quem usa itens específicos confirma essa facilidade para encontrar os produtos. O investimento no setor é confirmado pela publicitária Erediana Alves, uma bela negra de 25 anos. “Cresceu bastante (a oferta), nos últimos dois anos. Estão investindo nesta área. Não sei dizer o porquê, mas está crescendo”.

Esse crescimento agrada Alê de Souza. “O que tem de mais bacana é essa consciência do mercado de que não existe um tipo de negro, mas sim um milhão de tonalidades”, comenta.

A consciência citada pelo maquiador, porém, é nova. “É um pouco recente. Essa preocupação com esse mercado é de três, quatro anos para cá. Eles perceberam que precisavam olhar para esse público”, continua.

CORES

“Eu uso tudo marrom, para combinar com minha cor. Colorido não combina para mim. Base marrom, batom cor de pele. Lápis eu uso mais colorido”, conta Erediana sobre o que costuma usar.

Para Priscila Monteiro, da Lancôme, as cores estão presentes entre as mulheres negras. “É uma questão de gosto, como a mulher prefere. Antigamente havia um mito de que as mulheres negras deveriam usar um tom de cobre, mas hoje em dia isso é furado”.

Profissional da área, Alê de Souza explica que a nova tendência da moda não diferencia mulheres de pele mais clara ou escura. Para o maquiador, o principal é manter uma aparência natural.

“Na real, existe uma tendência de maquiagem mundial com um ‘natural look’, não cobrindo muito a pele, fazendo mais transparente, valorizando tanto o olho e a bochecha. Isso é mais mundial”, analisa.

CUIDADOS

Todas as mulheres, negras e morenas também precisam ter cuidados especiais com a pele. Mas de acordo com suas próprias características.

“A pele negra tem algumas características exclusivas dela. Ela é mais espessa, tem mais melanina, com maior proteção solar, e tem uma grande oleosidade, o que provoca uma tendência à acne”, explica o dermatologista Otávio Roberti Macedo.

O medo da acne, inclusive, aparece na publicitária Erediana. “Cuido da pele em casa. Uso um sabonete para cravos e espinhas, lavo de manhã e à noite. E mando fazer um creme para o rosto”, conta.

Dr. Macedo dá mais dicas para evitar o problema. “A maquiagem precisa ser mais leve, com uma textura principalmente mais leve. E os tons e os pigmentos precisam ser de maneira específica para esse tipo de pele”, continua Dr. Macedo.

Para Alê de Souza, os próprios produtos para maquiagem usados atualmente ajudam a cuidar da pele. “Hoje em dia, as bases, os pós, são praticamente um tratamento de beleza, todos enriquecidos com vitaminas, etc”.

Mas, além da acne, Erediana conta outro de seus principais receios com a pele. “A gente tem uma pele bem firme. Mas ela é bem sensível e resseca com mais facilidade”, revela.

Dr. Macedo confirma o problema e dá uma dica especial de cuidado. “Principalmente a pele do corpo da mulher negra corre um risco maior de ressecamento. Por isso o banho não pode ser muito quente e demorado”, explica.

O dermatologista termina lembrando que os cuidados com a pele também devem existir de dentro para fora. “O que você come, se fuma ou não, sua saúde em geral, tem implicação na sua pele”.