Dicas para não roer as unhas

04/05/2011 15:55

 

Roer unhas é umas das manias mais comuns entre as pessoas ansiosas. Mas não necessariamente ocorre só nessas pessoas. É muito comum nos adolescentes. Mas há dicas e conselhos para esse mal ser combatido.

Roer unhas pode resultar num transporte de germes que vivem embaixo da superfície da unha até a boca. Um roedor de unhas compulsivo pode roer não só a unha, mas também a pele ao seu redor e a cutícula, possivelmente rompendo a pele. Uma pele rompida é suscetível a infecções oportunistas de micróbios e vírus.

 

Parar de roer unhas envolve muita força de vontade e certa disciplina. É preciso prestar atenção, pois a cada momento de aflição, suspense ou ansiedade, a pessoa pode roer a unha e nem vir a perceber. Esse hábito é compulsivo, ou seja, difícil de ser controlado.

O ato de roer as unhas é como se fosse um alivio emocional inconsciente de quem tem o habito. O principal ponto para parar de roer é prestar atenção ao levar a mão na boca o tempo todo. Atenção é fundamental. Quando você tiver ansioso para roer as unhas, pare, respire fundo, durante uns minutos, isso fará sua ansiedade passar. Passar esmaltes protetores de unhas, ou até mesmo os coloridos dificulta que você tenha esse habito por pena ou dó de estragar a aparência. Procure manter as mãos ocupadas a maior parte do tempo. Atualmente é possível encontrar a venda de cosméticos que deixam as unhas com gosto amargo.