Deus é bom

03/07/2011 19:09

Louvai ao Senhor, porque Ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre. (Salmos 136:1)

Havia dois homens um rico e outro pobre. Ao rico Deus disse: -“Você crê que eu sustento você?” O homem respondeu: -“Sim Senhor, eu creio”. Então Deus tirou todas as riquezas do homem. Depois disso Deus perguntou novamente: - “Você crê que eu sustento você?” O homem respondeu: - “Sim, pois tenho uma profissão que me dará tudo o que perdi”. Então Deus tirou do homem sua capacidade profissional. Deus perguntou de novo: - “Você crê que eu sustento você?” - “Sim, pois tenho amigos e parentes que me ajudam”, disse o homem. Deus afastou dele as pessoas que o ajudavam. - “Você crê que eu sustento você?”, perguntou o Senhor mais uma vez. Então o homem disse: -“Como posso acreditar num Deus que me tirou tudo o que tinha: dinheiro, emprego, amigos e parentes?”, disse o rico.

Ao homem pobre Deus fez a mesma pergunta: - “Você crê que eu sustento você?” Ao que o homem respondeu: - “Sim eu creio”. Então Deus tirou do homem pobre a esperança de um dia ter coisas. Deus perguntou: -“Você crê que eu sustento você?” - “Como posso crer num Deus que retira de mim a esperança de um dia ter tudo o que hoje eu não tenho?”, disse o pobre. 

Crer é uma ação humana baseada na bondade divina. Deus foi bom com os dois homens, tirando tudo o que eles tinham? 

A bondade de Deus só é reconhecida quando as pessoas se dão bem, por isso acredita-se em Deus quando Ele faz um rico ficar mais rico e um pobre prosperar. Afirma-se então a máxima infantil dos filhos mimados: “Pai bom é aquele que dá o que o filhinho quer. Se não der então não é bom”. Deus só é bom quando ele dá o que se quer. Se Ele não der ou tirar o que se tem, então Ele não é bom.

Depender do ter para crer é pecado. Nas palavras do psicólogo cristão Larry Crabb, “Pecado é independência, é rebeldia contra a autoridade de Deus baseada na descrença da bondade divina; uma independência que gera interesses contrários aos interesses divinos: depender dos próprios recursos para viver, reduzir os mistérios da vida a estratégias manobráveis, fazer minimizar os riscos pessoais uma prioridade, buscar sempre a satisfação pessoal seja com o que for”. 

Os dois homens dependiam de Deus para viver? Não, eles dependiam só de si mesmos e do que tinham. Enquanto houver dependência de recursos pessoais para se viver não haverá confiança de que Deus é bom. 

Era uma vez um rei gostava muito de caçar. Dentre seus amigos que levava às caçadas, havia um que era muito piedoso e temente a Deus (ao contrário do monarca, que não se detinha nas questões da fé).
Sempre que o rei conseguia abater um animal, aquele sujeito gritava:

- Aleeeluuuuia! Tudo que Deus faz é bom!

E o rei se envaidecia destas palavras. Um dia, quando o rei disparou sua arma 
de caça, “o tiro saiu pela culatra”, arrancando-lhe o dedão da mão direita. Quando voltavam para casa, carregando o rei numa maca, o sujeito disse:

- É... Tudo que Deus faz é bom!

O rei ficou furioso, mandou prendê-lo num calabouço e jogar a chave fora. 

Passado o trauma inicial do acidente, o rei e os seus demais amigos voltaram a caçar. Numa destas viagens, o grupo caiu nas mãos de uma tribo de canibais e, um a um, eles foram sendo devorados pelos selvagens. O rei ficou por último. Mas, quando chegou a sua hora, ao vir examiná-lo, o sacerdote dos canibais percebeu que lhe faltava o dedão da mão direita, desqualificou-o como oferenda e ordenou que o libertassem.

Ao voltar para seu reino, o rei mandou soltar seu amigo e contou-lhe toda a história.
- Eu lhe disse, meu rei, tudo o que Deus faz é bom! Se o senhor não tivesse perdido o dedão naquele dia, estaria morto a esta hora.

O rei se desculpou com seu amigo, por ter-lhe mandado prender. E fez-lhe uma pergunta: - Meu amigo, eu ainda tenho uma questão não resolvida em meu coração. Se tudo o que Deus faz é bom, porque Ele permitiu que eu mandasse lhe prender? Porque permitiu que você, injustamente, ficasse dois anos atrás de uma grade? - Ah, meu rei, tudo o que Deus faz é muito bom, pois, se eu não estivesse aqui preso, estaria agora na barriga dos canibais.

Mesmo que você perca coisas nesta vida ou não obtenha tudo o que gostaria de ter, confie em Deus, Ele é bom.

Pr. André Santos de Almeida
Que Jesus seja o centro de todas as coisas  

Print Friendly and PDF